Tendências para o transporte público em 2021

Historicamente, o ano de 2020 será lembrado pela batalha global contra um inimigo invisível. Para o transporte público, muitos desafios já conhecidos e enfrentados pelo setor foram intensificados. Por outro lado, novas tecnologias surgiram e outras soluções para a mobilidade já conhecidas se consolidaram. Agora é o momento de repensarmos sobre como o transporte público coletivo pode se fortalecer no pós-pandemia.  Então, o que vem pela frente para 2021? Trouxemos 5 tendências para o transporte público que podem inspirar você a repensar suas estratégias e serviços.

1. Padrões aprimorados de segurança e saúde

Sem dúvida, um dos grandes impactos da Covid-19 foi no comportamento sociocultural da população. Nesse sentido, um dos fatores que o transporte público terá que enfrentar inclui a realidade e a percepção de segurança em ônibus e estações com alto fluxo de pessoas.

O foco é manter os procedimentos de segurança e higiene que já estão em prática e tornar esses esforços altamente visíveis para reforçar que o transporte público coletivo é seguro — este estudo feito pela NTU é uma excelente referência, pois apresenta dados que comprovam que o transporte coletivo não está associado ao aumento de casos de Covid-19.

2. Consolidação dos sistemas online

Em 2020, vimos muitos sistemas de transporte migrarem suas plataformas de bilhetagem do offline para o online. Esse movimento deve crescer em 2021, e os motivos para isso são vários:

  • gerenciamento remoto de hardwares e processos operacionais;
  • redução de custos de manutenção;
  • agilidade na tomada de decisões;
  • oferta de melhores serviços para os usuários;
  • possibilidades variadas de integração com outras soluções.

Além disso, as plataformas de bilhetagem online abrem o caminho para a adoção de novos modelos de pagamento, como o ticket baseado em conta (ABT).

3. Ascensão dos hubs de mobilidade

Um hub de mobilidade centraliza vários serviços de transporte em um lugar, permitindo que os usuários se movam de um para outro com mais facilidade. Embora forneça serviços de trânsito tradicionais via ônibus, trem ou metrô, um hub também pode:

  • incentivar a caminhada;
  • fornecer suportes para bicicletas em ônibus e trens;
  • oferecer programas de compartilhamento de bicicletas,
  • habilitar outras conexões de trânsito locais e regionais.

Com essa infraestrutura integrada, os hubs de mobilidade consolidam os modos de transporte público e privado para maximizar a conectividade de primeira e última milha, além de abrir espaço para outras possibilidades da MaaS. Os aplicativos para o usuário são um excelente complemento para garantir que os usuários do hub tenham acesso a informações práticas e em tempo real sobre as conexões e as opções disponíveis.

4. Micromobilidade integrada ao transporte público

Cidades em todo o mundo enfrentam os impactos negativos que o excesso de carros e o transporte individual provocam e, portanto, continuam se esforçando para avançar em direção a um sistema de transporte urbano mais sustentável.

A introdução e a popularidade de novos modos de transporte pessoal, como e-scooters e bicicletas elétricas, podem potencialmente acelerar essa transição à medida que se tornam mais comuns e são aceitos em estruturas regulatórias. A integração desses novos modos e veículos nos sistemas de transporte público, por exemplo, poderia melhorar a acessibilidade e levar a potenciais diminuições no uso do carro particular.

Para avaliar o potencial de mudança que a micromobilidade possui, é fundamental estudar esses novos modos no contexto de viagens de acesso e saída de e para o transporte público.

5. Mais foco na experiência do usuário

As expectativas dos clientes, que agora encontram a tecnologia em quase todos os aspectos de suas vidas diárias, estão aumentando a cada momento. Tornou-se bastante natural para os usuários de transporte público questionar por que a tecnologia comum ainda está ausente dos serviços que estão usando.

A experiência do cliente desempenha um papel crítico no aumento do número de passageiros. É por isso que, cada vez mais, é preciso focar na construção de plataformas digitais integradas, oferecendo diversos canais de pagamento e melhorando o uso de dados para entender melhor seus clientes em um esforço para melhorar sua experiência na mobilidade. Oferecer opções multimodais integradas digitalmente também é uma forma de entregar uma experiência mais integrada aos passageiros.

Esta é a nossa visão geral de como serão as principais tendências em 2021 no universo do transporte público. Tenha certeza de que nós aqui na Empresa 1 estamos constantemente observando como essas tecnologias e comportamentos estão evoluindo, antecipando as necessidades do setor para garantir que você continue em movimento.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Empresa 1 a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.
Brasil