Empresa 1 completa 25 anos de inovação no transporte público

 

Desde o início de sua atuação no mercado brasileiro em 1997, a Empresa 1 se destaca como um dos principais players de tecnologia para transporte público, liderando iniciativas que transformaram — e continuam transformando — o setor.

O DNA de inovação e o entendimento profundo das necessidades do mercado, dos clientes e dos usuários finais sempre foram os guias para que a empresa apresentasse soluções viáveis e eficientes para os sistemas de transporte coletivo das cidades.

Da proposta inicial, que era desenvolver um sistema de cobrança eletrônica para o serviço público de transporte de passageiros, até os dias atuais, em que a bilhetagem se transformou em um eixo central para tantas outras funcionalidades, as inovações que a empresa traz para o mercado são significativas e vem moldando a forma como o transporte coletivo evoluiu ao longo dos anos.

A automatização do processo de pagamento e o combate à evasão de receitas

Um dos principais desafios do transporte público coletivo no Brasil no final da década de 90 era o combate ao crescimento do transporte clandestino. Foi neste contexto que a Empresa 1 surgiu como desenvolvedora de tecnologias para o setor.

A criação de um sistema que automatizasse o processo de cobrança com cartões inteligentes e ajudasse os operadores a combater a evasão de receitas foi o primeiro — e grande — passo para outras inovações que vieram nos anos seguintes. Ainda em 1997, Salto (SP) foi o primeiro município a implementar o sistema de bilhetagem eletrônica Empresa 1 — e um dos primeiros no Brasil a automatizar o serviço. Em 1998, a empresa foi a primeira a implantar um projeto de bilhetagem eletrônica com cartões sem contato no Brasil.

Com um olhar atento para o comportamento e as necessidades das pessoas que utilizam o transporte coletivo, a Empresa 1 também desenvolveu tecnologias aplicadas na melhoria da experiência do usuário.

Por exemplo, foi pioneira no Brasil ao implantar a integração temporal com complemento para tarifa diferenciada em um sistema de bilhetagem eletrônica, na cidade de Votorantim (SP). Este avanço foi muito importante para operações de bilhetagem, já que o setor precisava criar formas de atrair os usuários e estimular o uso do cartão de transporte.

Outra inovação trazida pela empresa foi a função de recarga a bordo pelo validador, implementada no município de Campinas (SP) em 1998, tecnologia essa que revolucionou o sistema de venda e distribuição de recargas e é aplicado até hoje em muitas cidades.

Criando alternativas para a redução de custos com o dinheiro a bordo

Com foco em resolver os problemas dos seus clientes e na melhoria do transporte público, a Empresa 1 está à frente de vários projetos, em regiões e contextos diferentes, desenvolvendo e implementando soluções para dores recorrentes do setor. Uma delas, a necessidade da retirada do dinheiro a bordo.

Na Cidade da Guatemala, a Empresa 1 liderou uma transformação profunda no sistema de transporte urbano, que saiu de um modelo totalmente informal para operar com um sistema automatizado para acesso, controle e venda do crédito. Esse projeto foi premiado durante o 59º Congresso e Exposição Mundial de Mobilidade e Transporte Urbano da UITP na categoria “Compromisso Político” em 2011.

No Rio de Janeiro (RJ), em parceria com a Mastercard, liderou o primeiro projeto de implementação do pagamento com cartões EMV no transporte massivo, na Supervia. Também foi a primeira a implementar o pagamento com QR Code embarcado, no município de Garanhuns (PE), no ano de 2017.

Construindo um transporte público cada vez mais atrativo para o usuário

Em Florianópolis, a parceria com os operadores do transporte, que vem desde 2002, tem trazido avanços expressivos para o transporte público da cidade. Na mais recente, como parte de um projeto robusto de modernização, a operação passou a funcionar de forma online, promovendo uma grande melhoria na experiência de utilização do serviço pela população.

Hoje, o passageiro já pode, por meio do aplicativo SI.GO, recarregar o cartão de transporte de forma online pagando com PIX, por exemplo, ou adquirir tickets QR Code, também pelo aplicativo

Em Fortaleza (CE), que tem um dos sistemas de transporte mais inovadores do Brasil e é referência para o setor, a operação já é bastante madura com validadores online (implementada em 2015) e, em parceria com a Empresa 1, conta com uma estratégia muito bem planejada de crescimento e inovação. A operação inclui soluções como a integração que permite o pagamento do transporte público sob demanda da cidade com o cartão de transporte e tem dado passos muito sólidos em direção ao funcionamento integral do pagamento pelas viagens sem a necessidade de cartão.

O combate à fraude no uso de benefícios

Além de implementar tecnologias que melhoraram a gestão da operação e trouxeram mais atratividade para o setor, em 2011 a empresa foi a primeira a apresentar uma solução de reconhecimento por biometria facial para o combate à fraude no transporte público. O Sigom Vision, inclusive, recebeu o prêmio de Inovação Tecnológica pela UITP em 2013, pelos resultados conquistados em Ilhéus (BA).

A solução foi condicionante para a implantação do Bilhete Único em Fortaleza, programa de integração temporal que permite o uso do sistema de transporte por até 2 horas, pagando apenas 1 tarifa. Desde 2013, o uso do BU é monitorado por meio do Sigom Vision para combate à fraude.

Não só isso, já em 2020, durante a pandemia, a solução também foi a primeira a receber uma atualização que passou a possibilitar o reconhecimento dos usuários mesmo usando máscaras de proteção.

Tecnologia que transforma

É para antecipar e atender às necessidades do transporte público coletivo que a Empresa 1, há 25 anos, desenvolve tecnologias que favorecem a experiência do usuário e podem ser operadas com eficiência por quem gerencia.

Por esse propósito, o time de especialistas da empresa investe em aprendizado contínuo, por meio de pesquisas, parcerias e outras estratégias de desenvolvimento que servem como base para que seus atuais e futuros clientes possam inovar.

Desde 2018, a Empresa 1 faz parte do Grupo Volaris, o maior grupo de empresas de tecnologia para transporte do mundo, e integra a Modaxo, um coletivo dentro da própria Volaris focado exclusivamente em transporte de passageiros.

Confira o vídeo de comemoração dos 25 anos de Empresa 1.

Matéria publicada no Diário do Transporte.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Empresa 1 a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.
Brasil