O pagamento com QR Code ganhou força no transporte público nos últimos anos graças à sua competitividade de custos e por oferecer aos usuários mais opções para o pagamento da tarifa. Outro grande impulsionador da tecnologia como meio de pagamento é a contribuição para a retirada do dinheiro embarcado, um dos grandes desafios dos operadores de transporte.
Desde que foi implementada pela primeira vez no transporte público, a tecnologia evoluiu de forma sucessiva e segue agregando novos benefícios para o setor.
Benefícios para usuários e operador
Na prática, o uso do QR Code pelo usuário dentro do ônibus é simples e rápido. Basta que ele coloque o ticket impresso ou o código que está na tela do smartphone, via aplicativo específico, com o desenho voltado para cima sobre a base localizada embaixo do validador, que faz a leitura do código e libera a catraca. O processo nas estações é similar: o validador recebe um leitor de código 2D próximo à área da antena que faz a leitura do cartão, deixando o processo ágil e fácil para o usuário.
A segurança é garantida graças à criptografia que utiliza algoritmos para proteger as informações contidas nos códigos. No contexto operacional, o sistema é beneficiado pela redução dos custos de logística, armazenamento e segurança envolvidos no processo de venda do crédito. Pela facilidade no uso e a baixo custo para emissão de tickets individuais, eles sempre foram uma excelente alternativa para passageiros eventuais.
O crescimento dos pagamentos digitais
Voltando um pouco no tempo, os tickets com QR Code mais usados eram os impressos, aqueles adquiridos nos POS, apesar de o sistema já contar com a opção de pagamento via aplicativo mobile. Isso tem mudado de forma gradual e acelerada, com a evolução dos pagamentos digitais no transporte público e a mudança de comportamento dos usuários.
Com a crescente digitalização bancária da população brasileira, acelerada durante a pandemia da Covid-19, os pagamentos via processos digitais ganharam mais evidência, inclusive no transporte público.
QR Code, PIX e transporte público
Um dos mais recentes recursos a compor o leque de soluções para pagamento de tarifa no transporte público é o PIX. O novo sistema brasileiro para transações bancárias tem o QR Code como principal instrumento de comunicação. Na prática, o usuário poderá pagar a tarifa do transporte direto da sua conta bancária, via aplicativo mobile.
Nossa plataforma de bilhetagem eletrônica, Sigom Cloud, já está sendo preparada para aceitar pagamentos de tarifas por meio do PIX, seja diretamente no validador, com a leitura do QR Code vinculado ao PIX, via aplicativos mobile ou web, para recarga de créditos, ou por meio de uma carteira digital.
Para entender mais sobre como o PIX poderá ser aplicado ao transporte público, confira nosso webinar “PIX: o novo pagamento instantâneo do Banco Central é para o transporte público?”.
Expertise da Empresa 1 no desenvolvimento e implementação da tecnologia
No ano de 2017, Garanhuns, em Pernambuco, foi um dos primeiros municípios no Brasil a adotar o pagamento com QR Code no transporte público, com a tecnologia embarcada.
De lá para cá, a Empresa 1 levou a tecnologia para outros sistemas de transporte, como o de Sorocaba. Lá, o usuário pode acessar o ticket QR Code via smartphone pelo aplicativo de informação ao usuário para apresentar no validador.
Fortaleza, que tem um dos transportes públicos mais modernos do Brasil, também está se preparando para, ainda neste ano, ampliar as possibilidades de pagamento da tarifa, adicionando o QR Code. E a sua empresa, também vai aderir ao QR Code?