A parceria entre a Empresa 1 e o Sindiônibus começou em 2004. De lá pra cá, a inovação não parou. Com muito orgulho, compartilhamos este caso de sucesso de Fortaleza em uma série de 7 vídeos que mostram o uso eficiente da tecnologia para a gestão de qualidade e modernização do transporte público.
O Sindiônibus é responsável pela operação do sistema de transporte coletivo em ônibus de Fortaleza e sua região metropolitana. Com mais de 2.6 milhões de habitantes na capital e 4 milhões na região metropolitana, o sistema de transporte atende:
Neste vídeo, Dimas Barreira, presidende do Sindônibus, fala um pouco sobre os desafios e as estratégias de negócio que vem ajudando a fortalecer a operação.
A cidade de Fortaleza foi uma das primeiras a aderir aos validadores online, em 2015. O projeto de modernização do serviço amparado na contratação de 3ª geração de equipamentos embarcados da Empresa 1, a solução SPX700, foi muito além da bilhetagem.
Objetivos do projeto:
Um projeto ousado, que impactou positivamente na retirada do dinheiro a bordo de grande parte da frota ao mesmo tempo que melhorava a experiência do cliente. Os frutos colhidos hoje são muitos. Confira no vídeo.
O Bilhete Único é um programa de integração temporal que permite o uso do sistema por até 2 horas, pagando apenas 1 tarifa. Juntos, BU Urbano e Metropolitano beneficiam os usuários com até 1.8 milhões de integrações temporais por mês. Um volume altíssimo de viagens que movimenta o sistema e hoje é monitorado por meio da biometria facial para combate a fraude, com Sigom Vision.
A biometria facial foi condicionante para a implantação deste modelo de integração na cidade. Embora estudos técnicos comprovem que para percorrer todo o perímetro urbano da cidade o passageiro necessitaria de no máximo 3 passagens, sendo 1 pagamento e 2 transbordos, a realidade do uso do BU se mostrou muito diferente. Com o auxílio do Sigom Vision, o volume de bloqueio de cartões devido a fraudes ou uso indevido chega a 4 mil por dia.
Para atender realidades complexas de benefício como é o caso do Sindiônibus, a Empresa 1 vem realizando evoluções constantes em suas soluções. Uma das evoluções que promete ainda mais eficiência no combate à fraude é a possibilidade de atuação mais rápida, já que os validadores estão online e as fraudes podem ser detectadas mais rapidamente.
O resultado é surpreendente. Veja neste vídeo!
Parceiro bom é aquele que cresce junto com a gente. Essa é a relação da Empresa 1 com o Sindiônibus.
A atualização e configuração online de tarifas e parâmetros do sistema e o consumo de informações para eficiência operacional e tomada de decisão são exemplos do impacto desse projeto de modernização da bilhetagem.
Outro grande benefício foi a abertura para consumo de dados do sistema de forma independente para construção de painéis de indicadores importantes para o dia a dia da operação. A bilhetagem ficou mais flexível, tanto para os operadores como para os clientes, além de estar preparada para inovações futuras e integração como novos serviços.
Neste vídeo, Jackson Ushoa, Gestor de TI e Bilhetagem do Sindiônibus, mostra como vem usando estes dados para aprimorar sua gestão.
Facilitar o acesso da população ao crédito sempre foi uma preocupação do Sindiônibus. O processo, que começou com ampliação da rede de venda de crédito e recarga através de parcerias com o comércio, rapidamente evoluiu para os canais digitais.
Como o cliente SindiônibusS pode ter acesso ao crédito:
Os números confirmaram que a inclusão dos meios digitais (site e aplicativos) foi uma estratégia que atendeu ao interesse da população.
Em apenas 08 meses de utilização efetiva, sem qualquer tipo de veiculação comercial, o aplicativo movimentou milhares de transações. A partir dessa resposta que demonstrou a aceitação do público, o Sindiônibus montou uma estratégia de divulgação com campanhas publicitárias, projetando multiplicar o resultado desse canal.
Assista ao vídeo!
Um dos objetivos do Sindiônibus sempre foi disseminar o uso de novas tecnologias em benefício do usuário. Um projeto que desde o seu início teve bastante aderência foi a disponibilização do serviço Wi-Fi nos veículos. O projeto, que começou em 2018, atualmente alcançou a marca de 874 mil pessoas usando o serviço a bordo.
Já falando sobre integração entre modais — uma realidade crescente no mundo todo —, com os recursos de tecnologia que o sistema de Fortaleza dispõe, é possível permitir que o usuário, usando o Bilhete Único, possa fazer uso de bicicletas como complemento da viagem. As bicicletas, disponibilizadas pelo projeto Bicicletar, ficam em postos geograficamente distribuídos pela cidade.
Assista ao vídeo!
A inovação e a visão de que a integração entre tecnologias é um recurso que favorece a melhoria da qualidade do serviço e a eficiência operacional são um diferencial neste projeto.
Desde quando lançou seu serviço de transporte público sob demanda, operadores da Fortaleza já incluíram no escopo do projeto a intenção de oferecer ao usuário a opção de pagar este novo serviço com o cartão do transporte. Esta funcionalidade ainda não está no ar, mas podemos afirmar que o trabalho já começou e em breve a população terá mais este incentivo para usar o serviço.
Agradecemos ao Sindiônibus por acreditar na tecnologia como meio de melhorar a experiência do cliente. Acompanhe nos canais da Empresa 1 mais informações sobre esse case que é referência no Brasil.
Observação: Este case é representado com dados operacionais fornecidos pelo SINDIÔNIBUS em 2020. Estes dados são dinâmicos e aqui configuram um aspecto ilustrativo para entendimento do porte desta grande operação.