Você já deve ter se perguntado sobre como trazer a inovação para dentro da sua operação, garantindo o crescimento sustentável do seu negócio. Adicionar novos recursos e funcionalidades demanda tempo e investimento, e nem sempre é um processo que pode ser feito de uma só vez.
Pensar em como o seu sistema de transporte pode crescer em curto, médio e longo prazos é fundamental antes de adicionar novas soluções à operação, principalmente levando em consideração a forma como essas tecnologias podem se integrar para trazer resultados consistentes para o seu negócio.
Gerenciar essa complexidade fica mais fácil quando você conta com uma plataforma de bilhetagem multisserviços. Nós explicamos o motivo.
Entendendo a bilhetagem como o ponto central da sua operação
A bilhetagem deve ser percebida como uma solução que vai muito além do sistema para pagamento de passagens, já que é ela que alimenta e suporta o dia a dia da operação.
Além de ser responsável, primariamente, por controlar e viabilizar o acesso do usuário ao serviço, ela controla o fluxo de passageiros, fornece dados cruciais para acompanhar a posição dos veículos, monitora como os veículos são operados, entre outros.
É por meio dela que a base do relacionamento com o usuário é construída. Trata-se de um universo muito amplo de dados — e dados extremamente críticos.
Por que estamos falando isso? Pois, quando a bilhetagem é desenvolvida para ser integrada a um ecossistema de tecnologia, ela se transforma em um verdadeiro hub de soluções. É isso que chamamos de bilhetagem multisserviços.
Nesse modelo, a plataforma de bilhetagem permite a integração com outros sistemas, independentemente da linguagem ou tecnologia em que estão desenvolvidos. Ela funciona como uma ponte de conexão entre as aplicações.
Essa arquitetura garante independência e liberdade aos operadores para selecionarem soluções e inovações, com mais velocidade e de maior aderência às necessidades do seu negócio. Em outras palavras, ela é desenvolvida para crescer junto com a sua operação, permitindo evolução constante, de acordo com as suas necessidades e as do seu usuário.
Aqui na Empresa 1, nós contamos com um ecossistema que vem crescendo e gerando resultados práticos na capacidade de inovação das empresas que operam com a nossa bilhetagem. Chamamos isso de conexões multisserviço, que são possíveis a partir de conectores inteligentes, estruturas especialmente desenvolvidas para garantir que sistemas externos possam consumir dados e informações do sistema central, com segurança, rapidez e controle.
Mais benefícios para os negócios
A bilhetagem multisserviços deixa o seu sistema de transporte preparado para o futuro e possibilita melhorias constantes em áreas como:
- relacionamento com o usuário: criando formas de gerar atratividade e de fidelizar os clientes;
- estratégias de negócio: possibilitando o desenvolvimento de novos serviços e áreas de negócio com base digital;
- gestão operacional: automatizando processos críticos da operação para gerar mais eficiência e reduzir custos.
Além disso, ela abre possibilidades para recursos e soluções que podem contribuir para uma melhor experiência do cliente no transporte público, como as carteiras digitais, o ticket baseado em conta (ABT) e a mobilidade como serviço (MaaS).
No e-book Bilhetagem digital multisserviços: o guia para a transformação digital no transporte público nós explicamos como esse modelo funciona na prática e detalhamos, de forma técnica, quais são as vantagens de aderir a ele. Baixe agora gratuitamente!