Segundo dados do Portal Mobilize, até abril de 2021, 27 municípios brasileiros haviam adotado o modelo de tarifa zero como forma de incentivar ao uso do transporte público. Em 2022, esse número tem crescido.
Em termos de negócio, a implementação desse tipo de medida passa por diversas questões. Inclusive, muitas vezes ela é fruto de uma determinação do órgão gestor. Até por esse motivo, é importante garantir que, caso seja esse o caminho adotado, a aplicação transcorra da forma mais segura possível.
Neste artigo, nós queremos falar sobre os aspectos operacionais da adoção deste modelo. Afinal, como viabilizar uma iniciativa tarifa zero, levando em consideração fatores como controle do fluxo de passageiros, prestação de informação para órgãos gestores, entre outros?
Controle é fundamental para a operação
Antes de tudo, é importante destacar que simplesmente retirar a catraca dos ônibus para colocar em prática uma medida de tarifa zero é um movimento arriscado e pode acarretar problemas como:
- falta de controle do fluxo de passageiros;
- dificuldades no repasse de informação para o órgão gestor;
- aumento de custos com manutenção dos veículos.
Essa combinação pode comprometer o sucesso da iniciativa, além de causar prejuízos para a operação e, consequentemente, para os resultados do negócio.
Sem tarifa, mas com bilhetagem
Seja uma iniciativa para atender a grupos específicos (estudantes, idosos, entre outros) ou para a população inteira do município, a bilhetagem oferece o suporte necessário para que todas essas questões citadas acima sejam tratadas de forma automatizada. Isso quer dizer:
- controle do fluxo de usuários que estão usufruindo do benefício;
- identificação desses usuários;
- geração de informação precisa para a prestação de contas para a prefeitura ou órgão gestor.
Tarifa zero na prática: o QR Code como meio de validação
Levando em consideração a necessidade de ter mecanismos para auxiliar no controle do fluxo de passageiros e a correta identificação de quem está usando o benefício da tarifa zero, a Empresa 1 desenvolveu uma forma de viabilizar esse modelo.
O QR Code é uma das ferramentas mais funcionais e versáteis para transações no transporte público, e foi a partir dele que a solução em questão foi implementada em um dos municípios parceiros da Empresa 1.
Na prática, é emitido um código estático — aquele que pode ser usado em mais de uma transação — para cada usuário mediante um cadastro. Esse código, por sua vez, servirá de meio para validação na catraca. O processo garante a identificação de quem está usando o benefício e o controle do fluxo de passageiros, de forma eficaz e com baixo custo.
Em outras palavras, ele tem garantido uma melhor gestão do benefício e mais segurança para o operador.