Personalização e inovação: como a gestão de projetos ajuda você a implementar novas tecnologias

Apesar de nossas soluções serem desenvolvidas para terem ampla aderência em diversos contextos, muitas vezes nos deparamos com projetos que demandam customização, seja a inclusão de novas funcionalidades, integrações específicas, adequação a regras de negócios próprias, entre outros.

Um dos grandes desafios da introdução de uma nova tecnologia nesse sentido é justamente adequá-la ao contexto em que o sistema está inserido e às necessidades da operação. Para tratar dessas características pontuais de cada implementação, nosso escritório de projetos conta com a base de conhecimento da Empresa 1, que, aliada às metodologias da área, permite a entrega de projetos com níveis elevados de qualidade e aderência.

Inovação colaborativa

O desenvolvimento do recadastramento estudantil para o transporte coletivo na cidade de Criciúma (SC) é um dos exemplos que ilustra como essa aproximação é feita. Funcionalidades específicas do aplicativo idealizado para o projeto foram desenvolvidas junto ao cliente, que, com a intermediação do escritório de projetos, participou efetivamente da construção da solução, o que resultou em mais aderência à realidade da operação.

Intermediar a opinião do cliente sobre o produto, reportando e apoiando o time de desenvolvimento de software, foi crucial para que as modificações pudessem atender aos objetivos do negócio.

Testes e transição de tecnologias

Já em Sorocaba (SP), quando modernizamos o sistema de transporte da cidade, introduzindo tecnologias como validadores online e pagamento com QR-Code — embarcado e nas estações —, para garantir adaptação e funcionamento plenos das soluções, a estratégia adotada pelo escritório de projetos foi testá-las previamente em um ambiente simulado.

Foi a primeira implantação do pagamento com ticket QR-Code em estações. Para isso, foi criado um ambiente próprio dentro do setor de Engenharia da E1 para que fossem realizados vários testes relacionados antes da implantação. Como se tratava de uma troca de tecnologia, foi criado também um “ambiente de transição” e versões específicas do software.

Essas ações em Sorocaba não estavam previstas no escopo inicial da proposta. Elas foram sinalizadas pelo escritório de projetos e direcionadas para mitigar problemas em campo. A solução foi tão eficaz, que passou a ser uma estratégia recorrente na área de Engenharia da E1 e foi utilizada para outas demandas, gerando um enorme ganho para nossos clientes.

Como você pode ver, a implementação de novas tecnologias para o transporte público ganha muito mais eficiência quando é gerenciada por um especialista em projetos, que atua, não só na intermediação do cliente com a parte técnica, mas também no apoio para identificação de melhores estratégias para cada caso.

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