Evolução com base em integração tecnológica – CASE SOROCABA

Esta é uma análise do case prático de integração tecnológica na cidade de Sorocaba (SP), uma parceria da Empresa 1 com Cittati e CittaMobi.

O projeto envolve a comunicação entre o sistema de gestão de frota, o aplicativo de informação ao usuário e a bilhetagem eletrônica. Para o cliente final, o principal diferencial é que ele pode, através de um único aplicativo, ter acesso tanto aos roteiros da frota e informações de horário, como à compra de ticket para pagamento direto com o celular, ou até mesmo compra de recarga para os cartões do sistema local.

Falando dessa forma parece simples, mas na verdade se trata de uma grande camada de integração, entre diferentes soluções, com o objetivo de deixar a operação mais eficiente (com menor custo), e ao mesmo tempo promover uma melhor experiência no uso do serviço de transporte público.

Motivadores do projeto

  • Melhorar a experiência do cliente através de informações úteis para seu planejamento e aumentar a facilidade de acesso ao crédito.
  • Modernização de 100% da frota com validadores online para aceitação de novos meios de pagamento.
  • Eliminar processo caro de recolhimento de cartões.

 

O transporte público de Sorocaba

Alguns dados que podem te ajudar a entender este projeto:

  • Frota: 389 carros.
  • Passageiros transportados por mês: 3.9 milhões.
  • Cobrança 100 % automática, sem cobrador, desde 1992 através do recolhimento de cartões (um processo que apesar de ser automatizado representava alto custo e muito trabalho operacional).
  • Controle de benefícios com biometria facial para cartões: sênior, estudante, usuário especial.

O grande desafio desse projeto foi integrar diferentes soluções, tanto na camada de software, como de hardware, gerando não só valor na ponta (para o cliente final) mas também para todos os envolvidos no processo de gestão (operadores e órgão gestor).

 

Onde a integração aconteceu:

  • Envio do posicionamento do ônibus a cada 30 segundos através do AVL do validador, disponibilizando dados para o Gool System – da Cittati. Com os dados sistematicamente atualizados, o algoritmo do sistema de gestão de frota reconhece a movimentação do veículo dentro da rota e gera informações para o CittaMobi, que é acessado pelo cliente final.

 

 

  • Mesmo o cliente final tendo acesso ao ticket pelo CittaMobi, a geração de crédito permanece vinculada e gerenciada pelo sistema de bilhetagem. O que viabiliza este tipo de integração é a disponibilização do crédito através de serviços padronizados utilizando APIs (Interface de Programação de Aplicativos). Em outras palavras, a cada pedido (ticket ou recarga) no app, é gerado uma mensagem para o sistema de bilhetagem, que devolve com a autorização do serviço solicitado.

 

 

Resultados

A geração de oportunidades via cruzamento de dados e análises contemplando todos os sistemas envolvidos é outro grande diferencial.

Estão disponíveis hoje para os operadores formas de análise inteligente de dados da operação:

  • Dashboards de monitoramento dos validadores online (exemplo: eventos de validador / carros conectados / transferência de dados / Wi-fi ativos)

 

 

  • Relatórios de análises contemplando todos os sistemas envolvidos. Exemplo:

Demanda por Faixa Horária: estudo da demanda de uma determinada linha, alocando os resultados por faixa horária, fornecendo também o I.P.K. da faixa horária (índice de passageiros por quilômetro). Esse indicador é muito utilizado para entender se a linha está operando de maneira eficaz.

Sobe e Desce: projeção de quantidade de passageiros que sobem e descem nos pontos de uma determinada linha, fornecendo o F.R. (Fator de Renovação), indicador da rotatividade de passageiros na linha.

 

Em 2019 foram mais de 700 mil acessos ao app CittaMobi em Sorocaba. Além da adesão da população a novos serviços, existem outros benefícios que vão além dos números:

  • Mais segurança para os usuários com informação em tempo real
  • Ampliação da rede de distribuição
  • Facilidade de acesso ao serviço.

 

Não para por aí…

 

Ainda no ritmo de modernização, Sorocaba está implantando o sistema de BRT (Bus Rapid Transit), que representará uma nova era do transporte público da cidade. Todos os veículos contarão com ar condicionado, tomadas USB e internet gratuita com velocidade compatível com uma rede 5G – Sorocaba será a primeira cidade da América Latina a oferece este padrão de conexão. Além de toda tecnologia focada nos passageiros, os ônibus terão um sistema de videomonitoramento, garantindo segurança a bordo.

 

 

 

Aconselhamos também a leitura do artigo: A experiência do cliente no transporte público urbano – afinal, o tema “experiência do cliente” foi base para a evolução do transporte público em Sorocaba, assim como é em outras cidades.

Brasil