Neste mês, o Bilhete Único (BU) completou 9 anos desde a sua implementação no transporte público de Fortaleza. Os resultados alcançados pelo programa de integração temporal reforçam o papel do bom uso da tecnologia para a melhoria geral do serviço de transporte e para a sustentabilidade dos negócios.
O BU permite que o usuário use o sistema por até 2 horas, pagando apenas 1 tarifa. O benefício está disponível para todos os moradores de Fortaleza (urbano e metropolitano) e neste ano alcançou a impressionante marca de mais de 1 milhão de beneficiados, incluindo usuários com cartões avulsos ou vale-transporte e carteiras de estudantes.
Em 2022, a integração cresceu 63% em relação ao ano anterior, chegando a quase 1.8 milhões de integrações no mês de abril.
Monitoramento por biometria facial ajuda a manter o equilíbrio financeiro da tarifa e a receita dos operadores
Esse volume altíssimo de integrações temporais é monitorado por meio da biometria facial para combate à fraude, com o Sigom Vision. A solução, inclusive, foi condicionante para a implantação deste modelo na cidade.
Com o auxílio do Sigom Vision, o volume de bloqueio de cartões devido a fraudes ou uso indevido chega a 4 mil por dia. Confira neste vídeo.
O sucesso do Bilhete Único em Fortaleza é resultado de um planejamento inteligente para o sistema de transporte da cidade. O investimento em tecnologias pensadas para dar eficiência à operação e flexibilizar o acesso da população ao serviço aliado à boa gestão dessas soluções garantem não só o êxito do programa, mas a evolução constante do sistema de transporte da cidade, que é referência em inovação no Brasil.
Conheça o case completo de Fortaleza e entenda como a tecnologia tem um papel fundamental na qualidade do serviço prestado à população.