O Programa de Inovação em Mobilidade Urbana da NTU, chamado de COLETIVO, é uma iniciativa pioneira que busca alternativas para a mobilidade urbana brasileira. A hora de desenvolver soluções inovadoras para o transporte público coletivo com foco no passageiro chegou.
Atualmente tem se falado muito em novas soluções para mobilidade urbana, como patinetes e bicicletas disponíveis para a população. Além disso, é perceptível o aparecimento de aplicativos que estão sendo desenvolvidos para melhorar a qualidade e acessibilidade do transporte.
No entanto, praticamente todas as soluções que prometem inovação são voltadas para o transporte individual. É fato que isso não contribui para a qualidade de vida nas cidades, pois tende a aumentar a quantidade de veículos nas ruas e o caos urbano.
Entendemos que para a mobilidade urbana ser eficiente e sustentável, deve existir uma rede integrada de transporte construída ao redor do transporte público, desde que atenda às necessidades do público em um contexto mais flexível e dinâmico.
Chegou a hora das empresas e entidades do setor se tornarem protagonistas de tal forma que reinventem o setor. A busca de novas soluções mais efetivas, seja para os usuários ou seja para as empresas, está apenas começando, com o objetivo de ofertar serviços de transporte público de qualidade.
Como uma forma de trazer o transporte público para esse debate, incluindo as empresas operadoras do transporte público por ônibus urbano, surge o programa COLETIVO.
O Ecossistema de inovação da mobilidade urbana
O COLETIVO é um programa de inovação em mobilidade urbana criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU. Ele foi criado para fomentar a evolução do Transporte Público Coletivo, visando a mobilidade sustentável nas cidades.
O objetivo do COLETIVO é engajar os principais atores para assim desenvolver soluções inovadoras para a mobilidade coletiva com foco nas pessoas. Tais soluções inovadoras devem contribuir para a redução de custos, assim como aumentar a produtividade em médio e longo prazos.
O programa é baseado na construção de uma Rede de Inovação de Mobilidade Urbana. Essa rede deverá reunir as possíveis parcerias e atores desse universo, interessados em apoiar novos projetos. O programa deverá também fomentar a criação de um espaço propício à inovação. Tal espaço será voltado para o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras em prol do transporte público coletivo urbano. Portanto, a criação do COLETIVO contempla desde inovações em modelos de negócios e tecnologia até ações disruptivas, podendo moldar um novo transporte público do futuro.
O COLETIVO tem sua missão baseada em quatro estratégias fundamentais:
- Formação de parcerias estratégicas;
- Fomento de relações positivas entre os atores do ecossistema;
- Criação de um Hub de Inovação para promoção de atividades;
- Captação de ideias e propostas inovadoras.
Dentro dessas estratégias será criado um ecossistema de inovação, bem como serão desenvolvidas atividades (eventos) de divulgação e engajamento, captação de ideias e talentos, captação de apoio ao desenvolvimento de projetos de inovação, e promoção e qualificação dos participantes do COLETIVO.
A inovação será voltada para as seguintes áreas de atuação:
1 – Bilhetagem eletrônica;
2 – Meios de pagamentos;
3 – Telemetria;
4 – Sistema de informação ao usuário;
5 – Operação;
6 – Infraestrutura;
7 – Redução de custos;
8 – Monitoramento de frotas;
9 – Equipamentos embarcados;
10 – Fidelização e relacionamento com os clientes.
Concluindo
A ideia final por trás do programa é promover o desenvolvimento da qualidade de vida e das pessoas conforme a evolução do transporte público coletivo. Assim teremos uma mobilidade mais eficiente, moderna e sustentável. Para nós, da Empresa 1, a reinvenção da forma como as pessoas se deslocam nas cidades a partir do transporte coletivo está próxima de ocorrer.
Ao longo dos próximos meses iremos acompanhar o crescimento deste projeto tão promissor, assim como compartilharemos novas percepções aqui no blog.
E por falar em inovação…
A Empresa 1 apresentará durante o evento Seminário Nacional NTU 2019 a nova solução de Serviço On Demand. Preparamos um artigo que conta um pouco sobre a projeção futura para o transporte público no Brasil, em nossa visão. Você pode ler o artigo completo clicando aqui.