Os sistemas de transporte coletivo estão se tornando cada vez mais robustos e complexos, agrupando novas tecnologias e funcionalidades para atender às necessidades da população e conquistar a preferência dos usuários.
A bilhetagem eletrônica, nesse contexto, torna-se o centro de convergência para que operadores de transporte possam incluir novas soluções de acordo com as demandas da operação e dos passageiros.
Para que essas tecnologias possam trabalhar juntas de forma satisfatória, porém, é fundamental que a plataforma de bilhetagem esteja preparada para receber diversos tipos de integração. Além disso, quando o parceiro tecnológico tem expertise em gestão de projetos complexos, com a participação de diversos fornecedores, o processo ganha em agilidade e eficiência.
Liberdade de escolha para compor o sistema de transporte
A premissa de ter uma plataforma de bilhetagem apta a ser integrada com outras tecnologias, sejam elas do mesmo fornecedor ou não, é de que o operador possa ter autonomia para escolher as soluções que considera ideais para o seu contexto.
Essa característica também pode abrir as portas para o mundo exterior, para que as empresas inovem, criem novos modelos de negócios e tirem proveito da transformação digital. Um sistema de bilhetagem baseado em interconectividade física, digital e operacional, via modularização e padronização de interfaces é a porta de entrada para:
- modelos de negócio mais inteligentes;
- novos serviços para os usuários;
- geração de receitas acessórias.
Como a integração é trabalhada nos projetos da Empresa 1
A Empresa 1 tem em seu DNA a prática de disponibilizar aos seus clientes soluções que possibilitem que eles expandam as funcionalidades de seus sistemas de transporte, por meio de recursos e tecnologias escaláveis.
Não só desenvolvemos soluções com alto nível de integração como estimulamos que os operadores tenham autonomia para decidir como compor o seu sistema e provemos todo o suporte, técnico e gerencial, para que esses projetos sejam implementados adequadamente.
Essa prática já amadurecida tem gerado resultados positivos para os clientes da Empresa 1, com a implementação de projetos de alta complexidade de integração. O projeto de Sorocaba e o sistema de transporte de Fortaleza são exemplos de cases de sucesso com alto nível de integração.
A plataforma Sigom Cloud foi idealizada para dar essa liberdade de escolha para o operador de transporte. Por meio de um conjunto abrangente de APIs e SDK, em constante evolução, ela garante agilidade e flexibilidade para a integração da bilhetagem com outros sistemas, atuais e futuros.
Além de termos uma plataforma preparada para integração, durante o desenvolvimento e implementação de cada projeto, o operador conta com uma equipe especializada, que lida com a gestão e o controle de todos os recursos, um diferencial significativo principalmente quando a iniciativa conta com um alto nível de integrações.
O escritório de projetos E1 centraliza a comunicação com os players envolvidos e coordena toda a implementação, tratando de pontos críticos, como investimentos, prazos e resultados, e traduzindo a visão de negócio do operador em entrega. Em outras palavras, acompanhamos o processo de ponta a ponta, desde o desenvolvimento de soluções flexíveis e escaláveis até a integração definitiva com outras tecnologias.
Pensando em evoluir o seu sistema de transporte coletivo? Conheça todos os recursos da nossa plataforma de bilhetagem!