BRT Sorocaba: inteligência e mobilidade | OTM Editora

Este texto foi publicado na Revista Technibus (Ano 29, Edição 147), da OTM Editora, apresentando o BRT de Sorocaba, que conta com a plataforma de bilhetagem eletrônica da Empresa 1, e outras tecnologias envolvidas no projeto.

Projeto traz o que há de mais moderno em ITS, bilhetagem, monitoramento, meios de pagamento, equipamentos e frota, além do aspecto ambiental

O BRT Sorocaba constitui um marco na mobilidade urbana brasileira. O projeto se destaca pela inovação, a começar pelo seu modelo de negócios, uma parceria entre poder público e iniciativa privada, mas que se sobressai na infraestrutura pensada de forma integrada e nas soluções tecnológicas que reúnem as principais tendências do mercado.

Para realizar as obras e também cuidar da operação e manutenção, foi criada a BRT Sorocaba, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). A companhia é formada pelas empresas CS Brasil, do grupo JSL, e MobiBrasil. O projeto conta com investimentos de R$ 384 milhões para a execução de obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e de sistema inteligentes de transporte (IT S).

O projeto é uma concessão precedida de obra, o que é uma inovação no transporte por ônibus brasileiro. Em 30 de agosto, foi iniciada a operação do eixo norte-sul e, até o final do ano, o sistema deve estar em pleno funcionamento. Com o BRT, os sorocabanos poderão circular pela cidade pagando uma única tarifa. As faixas exclusivas de ônibus e o embarque em nível proporcionam mais rapidez, segurança e acessibilidade ao transporte.

Transporte inteligente

O investimento em tecnologia e automação é de R$ 44 milhões. Por meio da tecnologia ITS, uma plataforma desenvolvida pelo Cittamobi conecta e integra de forma inteligente todos os dispositivos da operação. A partir do ITS, 16 sistemas integrados auxiliarão toda operação dos veículos nos terminais, estações e corredores BRT.

A Cittamobi está presente no dia a dia da população de Sorocaba, com soluções tecnológicas que servem tanto à sua própria operação, à Urbes e aos seus clientes. A solução Hub Cittamobi, é a responsável por conectar e integrar todos os dispositivos e sistemas ITS da operação. “Em breve, lançaremos novos produtos, como o ABT Cittamobi, uma nova forma de pagamento”, conta Paulo Fraga, CEO da companhia.

O usuário terá informações em tempo real por meio do aplicativo Cittamobi e visualizando nas TV e painéis dispostos nos terminais, estações e pontos de parada. O sistema de som envia avisos quando necessário. Se um usuário acionar o Botão de Incidente Grave, conhecido como BIG, do aplicativo, o operador no centro de controle operacional recebe o alerta e visualiza as imagens podendo até enviar um alerta sonoro ou tomar outra providência.

“A Cittamobi fez parceria com o BRT Sorocaba para viabilizar o fornecimento da solução tecnológica. Assim a empresa aplica toda sua expertise em sistemas tecnológicos de mobilidade e, em contrapartida, o sistema alcança melhor eficiência operacional, bem como um melhor atendimento aos seus clientes”, detalha Fraga.

Bilhetagem

A Empresa 1 é fornecedora de soluções para Sorocaba há quase 20 anos e foi escolhida por uma nova concorrência pública para a bilhetagem eletrônica BRT. Os validadores do tipo bloqueio operam de forma online, com interação em tempo real com a central, contam com leitor de QR Code para pagamento das tarifas e sistema de biometria facial (Sigom Vision) para detecção e controle de fraudes.

Além disso, para conveniência do usuário, a bilhetagem tem integração com o aplicativo Cittamobi para geração de ticket e recarga online. “Todo esse mix de soluções garante não só mais eficiência para a operação como entrega uma melhor experiência para o usuário do transporte público em Sorocaba” informa Alexandre Carvalho, superintendente comercial na Empresa 1.

Outro grande diferencial no BRT Sorocaba é o recurso de contingência, que mantém a bilhetagem online funcionando mesmo se houver interrupções. Em caso de queda do sistema, por exemplo, um segundo canal de transmissão 4G assume o tráfego da rede, garantindo a conexão em todos os dispositivos.

Para a Empresa 1, o novo modelo de negócios proposto para a implantação do BRT Sorocaba é muito benéfico para a cidade. “A forma como a iniciativa foi planejada e executada, com os operadores de transporte também sendo responsáveis pela infraestrutura dos corredores, deu muito mais agilidade para o processo”, explica Carvalho. Para as próximas etapas do projeto, a Empresa 1 segue acompanhando o projeto e está preparada para outras expansões e desdobramentos.

Energia limpa e renovável

O BRT Sorocaba também inova em termos de uso de energia. A EcoSolar Energia Inteligente é a empresa responsável por dimensionar, instalar e acompanhar os sistemas fotovoltaicos nas estações, nos terminais e nas garagens de ônibus.

“De maneira simplificada, instalamos, nos telhados desses locais, placas que transformam a luz do sol em energia elétrica. Essa energia pode ser consumida nos mesmos locais em que é gerada ou em outros prédios do BRT Sorocaba. Isso diminui a quantidade de eletricidade que o sistema compra da concessionária e garante que parte da energia consumida seja proveniente do sol, que é uma fonte limpa e renovável”, detalha Francisco Barbosa, diretor de operações da companhia.

Até agora, 1,7 mil placas fotovoltaicas ou painéis solares foram instalados e estão em funcionamento no corredor Itavuvu. No total, serão cerca de 4,5 mil placas nos três corredores. Até o final do projeto, a estimativa é que o sistema gere aproximadamente 70% da energia total consumida pelo BRT Sorocaba, ou então, cerca de 2.000.000 kWh por ano. Para efeito comparativo, isso abasteceria cerca de 1,2  mil residências médias brasileiras, de acordo com a EcoSolar.

“O BRT Sorocaba foi além das iniciativas similares e implementou uma série de inovações que colocam o projeto na vanguarda do transporte coletivo brasileiro. Acreditamos que ao contratar a EcoSolar, o BRT Sorocaba se preocupou com a sustentabilidade do negócio, tanto ambiental, ao adotar o uso de energia limpa, como econômica, ao tornar a operação financeira mais eficiente”, enfatiza Babosa.

Para o executivo, garantir que a mobilidade urbana da cidade utilize energia limpa e renovável é um aspecto que se destaca. Nas estações e terminais do BRT Sorocaba, durante a geração de eletricidade por meio do sol, há zero emissão de C02.

‘Se essa energia fosse proveniente de hidrelétricas, seriam emitidas 360 toneladas de C02 por ano. Além disso, o sol é uma fonte de energia infinita. Ou seja, não há desperdício de recurso natural. Ao deixar de comprar parte da energia elétrica da concessionária, o BRT Sorocaba diminuirá as despesas mensais. Nos primeiros anos, essa economia compensará o investimento feito no sistema fotovoltaico. Nos anos seguintes, há redução do custo total da operação”, explica Barbosa.

Monitoramento

A Cittati possui parceria de longa data com as operadoras de transporte público de Sorocaba, e fornece todo o sistema de monitoramento e controle de indicadores operacionais sobre a atividade fim dessas empresas: a operação de campo. Dessa forma, o centro de controle unificado do município e cada garagem contam com acessos para regular em tempo real e analisar características da operação para planejar e executar uma prestação de serviço com níveis de pontualidade, regularidade e cumprimento de partidas adequados à realidade local.

Por capturar e trabalhar dados sobre a operação de campo, as soluções da Cittati assumem uma posição central de alimentação e indexação de dados de outros sistemas, como bilhetagem eletrônica, ferramentas utilizadas pelo planejamento e canais de informação a passageiros.

Na avaliação da Cittati, Sorocaba passa a ser uma das únicas cidades brasileiras com um sistema de transporte troncal baseado em pneus, apontado por diversos especialistas como de melhor custo efetivo se comparado a modais baseados em trilhos, o que sem dúvida mostra o planejamento na concepção e entrega desse projeto. Para a empresa, o equilíbrio financeiro na implantação e na sustentação do serviço prestado foi essencial para o projeto do BRT Sorocaba se concretizar.

“O BRT traz uma série de inovações ao transporte público, como parada obrigatória em todos os pontos, implantação de novos terminais e embarque e desembarque em nível de passageiros. Certamente, existe um benefício de uso de sistemas de informação na análise da operação para melhorar o aspecto custo e suportar a manutenção da tarifa, como controle de horas de tripulação embarcada, alocacão de veículos em viagens produtivas, análise de desempenho operacional da programação, declara a Cittati.

Recarga

A Cash Solution fornece a solução de recarga de bilhete eletrônico para o BRT Sorocaba, incluindo software, equipamento, manutenção e monitoramento de todo o sistema. O equipamento recebe dinheiro em cédulas, cartões de débito e crédito, trazendo mais velocidade de
atendimento e segurança para todos os passageiros, principalmente neste momento de pandemia.

“A nossa solução integra diversos hardware por meio de acesso direto ou de outras camadas de integração, administra conflitos e variações de configuração e controlar sensores e IOT. Além disso, integra vários tipos de meios de pagamentos, serviços de bilhetagem ou API de sistemas diversos, e mantém monitoramento preciso em um servidor remoto, concentrando logs e eventos. A tecnologia gerencia hardware, software e manutenção”, pontua Bruno Lindstron, CEO da Cash Solution.

O cofre de terminal de carga utilizado é capaz de fazer a integração com serviços remotos, aplicações interativas, gerenciamento remoto, com criptografia de dados. “A segurança nas transações se dá pela criptografia de ponta a ponta, que se comunica diretamente com a central de monitoramento, que pode ser local ou na nuvem. A máquina é um cofre seguro, robusto, de 350 quilos, com central de alarme com sirene e bateria, sensor sísmico, térmico e de intrusão mesh”, explica Lindstron.

Para o executivo, é um privilégio participar do primeiro BRT do país construído por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “Esse é um projeto grandioso e diferenciado, que traz muitos benefícios para a população de Sorocaba e região. Além, claro, de trazer mobilidade urbana, abre oportunidade de crescimento da cidade. Acreditamos ser de suma importância projetos como esses, que colocam a população no cerne e reúnem o que há de melhor em tecnologia e mobilidade para os passageiros”, afirma o CEO da Cash Solution.

Mais informação

A APEL fornece o sistema multimídia de informações a passageiros para o BRT Sorocaba. A solução de transmissão de mídia via rede LAN ou WAN é composta por equipamentos que visam dar suporte ao funcionamento do BRT, sendo capaz de transmitir todo tipo de conteúdo, seja por áudio, vídeo ou imagens, para os usuários em toda a área física dos terminais, estações e ônibus por meio de monitores estrategicamente localizados.

Pela integração com o Hub Cittamobi, o sistema tem como uma de suas principais funções a transmissão de informações cruciais para os usuários, tais como o tempo de chegada dos veículos e os seus níveis de lotação. Com a conclusão do BRT Sorocaba, o sistema estará presente em 32 estações, três terminais, 110 ônibus e 103 pontos de parada, além do centro de controle operacional.

“Acreditamos que a implantação do BRT de Sorocaba será um divisor no que tange à mobilidade urbana, pois todas as soluções adotadas consistem no que há de mais moderno em tecnologias de sistemas eletrônicos”, afirma Clovis Vidal, diretor superintendente da APEL.

Equipamentos

A Wolpac provê todas as portas de plataforma com automação para a correta operação do BR T, garantindo segurança do usuário e eficiência do transporte, além dos bloqueios ou catracas com porta antievasão, inéditos no país, que asseguram o controle dos passageiros.

“Fizemos um trabalho a quatro mãos com o consórcio operador, em que desenvolvemos e implementamos a solução adequada para a operação rápida e segura dos ônibus e o controle dos passageiros na estação”, conta Fabiano Wolf, diretor comercial da Wolpac.

“Como desenvolvedor e fabricante de equipamentos para o transporte público há mais de 50 anos, acreditamos que o modelo adotado traz um enorme ganho de qualidade para os projetos, beneficiando principalmente o usuário. Durante o desenvolvimento, trabalhamos com especialistas, que estavam preocupados com a qualidade, robustez e performance dos equipamentos, não somente em atender minimamente uma especificação”, completa.

Na opinião de Wolf, o envolvimento do operador em todas as fases de projeto foi essencial, proporcionando uma visão ampla do que seria viável para a segurança do sistema, sem deixar de lado a preocupação com o conforto dos passageiros.

Frota nova e moderna

O BRT Sorocaba conta com 43 veículos com chassis Mercedes-Benz e carrocerias Caio, nesta primeira fase. A Mercedes-Benz forneceu 14 chassis do modelo 0500 MDA, superarticulado de 23 metros com piso alto, transmissão automática equipada com Retarder, Top Brake, freios a disco com ABS e suspensão a ar que traz maior conforto aos passageiros, além de 29 chassis do OF 1721, o ônibus mais vendido
do Brasil e que oferece baixo custo operacional para as linhas alimentadoras.

“No caso do BRT, a infraestrutura de um corredor exclusivo oferece mais conforto e previsibilidade ao passageiro com todo o conceito do pré-pagamento, embarque em nível e informações em tempo real nas estações. Tudo isso leva ao aumento da velocidade operacional. Estas características estão presentes no BRT de Sorocaba e auxiliam no avanço de todo o transporte coletivo na cidade”, observa Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Barbosa destaca que o modelo de parceria entre poder público e iniciativa privada adotado no projeto é muito importante no oferecimento de soluções integradas para a infraestrutura das cidades. “Essas parcerias mantêm a qualidade do serviço prestado e permitem que a operação e a manutenção das estruturas sejam integradas, o que é do interesse de todas as partes: poder público, operadores do sistema e população.”

A Caio forneceu 14 unidades do modelo Millennium BRT Superarticulado e 29 unidades do modelo Millennium BRT padron, projetados para uso exclusivo em corredores de ônibus de grandes cidades. Todos os veículos possuem monitoramento por câmeras, telas nos salões internos para fornecer informações aos passageiros e itens de tecnologia embarcada, como tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e wifi, com internet gratuita, além de poltronas estofadas, ar-condicionado e acessibilidade com embarque no mesmo nível da  estação.

Na visão da Caio, o BRT Sorocaba foi desenvolvido com uma série de diferenciais que o torna um exemplo a ser seguido, pois colabora para a melhoria da mobilidade na região metropolitana de Sorocaba e com a qualidade de vida de sua população. “O projeto agrega o que há de mais moderno em mobilidade urbana em prol do transporte coletivo da cidade, proporcionando agilidade nas viagens, conforto por meio de veículos com tecnologia de ponta, acessibilidade e segurança aos passageiros, além das inovações no controle operacional da frota”, informa a assessoria de imprensa da Caio Induscar.

Para a empresa, os inúmeros benefícios do sistema fazem com que a população repense a forma com que se locomove e priorize ainda mais o transporte coletivo. “É um BRT com maior capilaridade e reorganização do transporte público, proporcionando para os passageiros a possibilidade de circular pelos extremos da cidade de norte-sul e leste-oeste com mais agilidade, previsibilidade, segurança e pagando uma única tarifa.”

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