Estratégias de marketing para introdução do QR Code como modalidade de pagamento

Há pouco tempo, nós conversamos aqui sobre formas de ampliar a sua rede de vendas para alcançar mais usuários, considerando o perfil da população do seu município e os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Nesse contexto, novas modalidades de pagamento podem ser uma excelente oportunidade para modernização e melhoria do serviço entregue ao usuário e ampliar o acesso dele ao crédito do transporte. O pagamento com QR Code é uma dessas alternativas.

Introduzir uma nova modalidade de pagamento significa ensinar à população uma forma diferente de acessar o serviço. Por isso, se você vai implantar o QR Code como forma de pagamento no seu sistema, é preciso cuidar de algumas etapas importantes para agilizar o processo de aprendizagem e garantir uma boa experiência do usuário.

Uma breve explicação sobre o QR Code aplicado ao transporte público

Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, o QR Code rapidamente se transformou no mais famoso tipo de código de barras de duas dimensões, podendo armazenar diferentes tipos de informações.

No ticket usado na solução desenvolvida pela Empresa 1 para o transporte público, ele está vinculado a dados previamente criptografados.

O pagamento com nessa modalidade só é possível nos equipamentos híbridos, preparados para leitura dos cartões de transporte e dos tickets QR Code. Esses tickets podem ser emitidos em duas versões:

  1. Papel: impressos em POS ou impressoras térmicas devidamente preparadas para este fim;
  2. Digital: disponível no aplicativo Si.Go ou outros aplicativos mobile integrados à solução Empresa 1.

Como preparar a sua estrutura e a comunicação com o seu usuário

Ao implementar a solução é fundamental estar atento a alguns fatores para preparar a sua estrutura e a comunicação com o seu usuário. Leve em consideração os pontos a seguir.

Cuidados com o papel

Para serem lidos pelo validador, os tickets de papel precisam estar em bom estado. Oriente os usuários sobre os cuidados que eles devem ter. Por exemplo: “Não dobre, não amasse, não molhe o bilhete. Isso pode danificar a leitura do código”.

Tempo de validade

O tempo de validade dos tickets é um parâmetro configurado no sistema de acordo com os critérios de estrutura e segurança de cada projeto. Esse tempo vem informado nos tickets. Ainda assim, recomendamos fortalecer a comunicação sobre esse quesito. Por exemplo: “Após a compra, você terá 60 minutos para utilizar o seu bilhete. Fique atento! “.

Descarte de papel

Vai usar tickets de papel? Lembre-se de instalar uma lixeira próximo ao local de uso. Dessa forma, você facilita o descarte e evita que a área fique suja.

Iluminação da tela do celular

A tecnologia responsável pela leitura do QR Code depende de iluminação para conseguir identificar a imagem gravada. No caso dos tickets mobile, se o celular do usuário estiver com baixa luminosidade de tela, a leitura do código pode ser prejudicada. O usuário deve ser orientado a ativar a iluminação da tela do seu aparelho na capacidade máxima.

 

Sinalização

Uma boa forma de ajudar o processo de aprendizagem
do uso é sinalizar próximo ao local onde o usuário vai apresentar o ticket.

Dicas para uma campanha de marketing efetiva

Cuidar da comunicação com o usuário em todas as etapas do processo é essencial para o sucesso do projeto. Desperte o interesse dele e mostre as vantagens da nova modalidade de pagamento.

Lembre-se da comunicação interna

Antes de colocar o “carro na rua” e apresentar as novidades para os usuários, garanta que todos os seus colaboradores estejam familiarizados com o equipamento, a forma de uso e as suas vantagens. Conhecendo o propósito da mudança, eles serão fortes aliados nas ruas.

Partindo para a comunicação com o usuário, você deve considerar as seguintes informações a serem divulgadas:

  • QUANDO: divulgue a data em que a nova modalidade estará disponível.
  • NORMAS DE USO: lembre-se de orientar o usuário quanto à validade e os cuidados com o ticket. É tudo novidade para ele!
  • VENDA: você vai despertar o interesse do usuário, e para isso precisa informar quais as opções disponíveis para a compra dos tickets e as formas de pagamento. Conte tudo!

Planejamento feito, alguns exemplos de peças para ilustrar a comunicação são:

  • adesivação no ponto de venda;
  • cartazes nos ônibus;
  • backbus;
  • publicidade nos pontos de ônibus;
  • adesivação de catracas e placas suspensas;
  • banners com instruções;
  • cartazes sinalizando a bilheteria.

 

O ticket QRCode é uma alternativa para o pagamento em dinheiro embarcado e uma opção mais barata e simples à utilização de cartões unitários que são criados, preparados e distribuídos em comércios para venda à população e recolhidos nos veículos. É uma solução que veio para facilitar e melhorar a utilização do transporte público.

Para reconhecer valor nesta nova modalidade de pagamento, o usuário precisa conhecer a tecnologia, sua forma de utilização e, antes de tudo, as razões pelas quais ela está sendo utilizada no transporte.

Já que estamos falando em modalidades de pagamento, conheça agora as opções que a Empresa 1 oferece para os canais de venda!

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