Em Fortaleza, a tecnologia a serviço da população | OTM Editora

Este texto foi publicado no Anuário do Ônibus e da Mobilidade Urbana 2020, da OTM Editora, e conta sobre como a parceria entre Empresa 1 e Sindiônibus tem transformado o sistema de transporte de Fortaleza em benefício do usuário.
Anuário do Ônibus e da Mobilidade Urbana 2020

Anuário do Ônibus e da Mobilidade Urbana 2020

A Empresa 1 atua em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) para melhorar o transporte público e modernizar o sistema de bilhetagem eletrônica da região metropolitana. A atualização e a configuração online de tarifas, os parâmetros do sistema e o consumo de informações para eficiência operacional e tomada de decisão são soluções que contribuem sensivelmente para maior eficiência da operação.

A abertura para consumo de dados do sistema de forma independente para construção de painéis de indicadores importantes para o dia a dia da operação foi um passo importante. A bilhetagem ficou mais flexível, tanto para os operadores como para os clientes, além de estar preparada para inovações futuras e integração com novos serviços.

“A operação do Sindiônibus é um exemplo para outras cidades brasileiras. Os operadores investem constantemente em novas tecnologias para melhorar a experiência de seus clientes, assim como em ferramentas que deixam a operação mais rápida e segura. Os validadores online são o centro desta operação hoje, permitindo, por exemplo, a recarga e compra de crédito em poucos minutos, tanto por aplicativo como em pontos de vendas parceiros, e o controle de fraude com muito mais agilidade”, afirma Érico Moraes, CEO da Empresa 1.

De acordo com Moraes, outra preocupação da Empresa 1 é viabilizar a integração da plataforma Sigom com outros sistemas. “É o caso da funcionalidade AVL (Automatic Vehicle Location), que alimenta a gestão de frota ou o ABT (Account Based Ticketing), que está nascendo para permitir que o transporte público sob demanda seja acessado com o cartão da bilhetagem”, explica. O sistema de bilhetagem online baseado em contas desenvolvido pela companhia (SigomCloud) permite que as transações de compra de crédito e uso de passagens passem a ser mantidos em um backoffice na nuvem, o que prepara a bilhetagem para novas funcionalidades, como o ABT.

O Sindiônibus, composto por 11 empresas urbanas e seis metropolitanas, é responsável pelo transporte coletivo em ônibus de Fortaleza e sua região metropolitana. O sistema atende 3,8 milhões de cartões em operação, sendo que 1,4 milhão deles está associado aos programas Bilhete Único Urbano e Metropolitano. O programa de integração temporal permite o uso do sistema por até duas horas, pagando apenas uma tarifa. A ferramenta de biometria facial (Sigom Vision) combate às fraudes e o mau uso dos cartões.

O Sindiônibus também ampliou, com apoio tecnológico da Empresa 1, a rede de venda de crédito e recarga por meio de parcerias com o comércio, que rapidamente evoluiu para os canais digitais. Além dos pontos de vendas, dos validadores online e da habilitação do serviço de compra de crédito em até 30 minutos, o usuário também pode adquirir créditos pelos aplicativos e fazer pagamentos por meio de cartões de crédito e débito. “Todas as referências positivas que temos recebido em nossas pesquisas de campo e através de nossas ferramentas de captação de informações dos usuários, tal como nosso Contact Center, apontam a possibilidade do carregamento em real time como a grande tendência que começa a criar uma relativa atratividade e ótimo apelo ao nosso serviço”, conta o superintendente do Sindiônibus, Paulo César Cardoso.

As informações de posicionamento do veículo, acessadas pelo aplicativo Meu Ônibus, também fazem parte do escopo de evolução dos validadores online da Empresa 1. Os dados de posicionamento do sistema de gestão são fornecidos pela plataforma.

Para conhecer mais sobre a parceria entre Empresa 1 e Sindiônibus, visite o case de sucesso!
Brasil