Consultoria técnica para projetos no transporte público: por que faz diferença na hora de implementar uma nova bilhetagem?

Quando um município vai implementar uma nova solução para o transporte público ou modernizar o sistema de bilhetagem, é natural que surjam dúvidas ao longo do caminho. Elas podem ser sobre o funcionamento de determinada tecnologia, sobre como ela vai operar dentro do sistema de transporte da cidade ou até mesmo sobre como ela interage com outros componentes que já fazem parte do sistema.

Nesse aspecto, além de todo o trabalho de gestão e controle durante a implementação da solução, o escritório de projetos também pode fornecer orientações e um auxílio especializado em relação às tecnologias que estão sendo introduzidas, além de outros direcionamentos sobre recursos externos que fazem parte do universo da bilhetagem. Para você entender melhor como isso funciona na prática, vamos tomar como exemplo dois cases.

Como o olhar consultivo do escritório de projetos pode orientar e apoiar a chegada de novas tecnologias

Recentemente, Porto Seguro (BA) nos escolheu para implantar a solução nas barcas do município. Antes de contratar nossas soluções e serviços, o cliente operava em um processo quase que inteiramente manual e ainda não tinha experiência com a bilhetagem eletrônica. Nesse contexto, um dos grandes ganhos que ele obteve em virtude de a Empresa 1 trabalhar com escritório de projetos foi poder contar com um serviço de consultoria técnica, operacional e de processos.

Em Porto Seguro, nós realizamos desde o repasse de contatos de outras operadoras de transporte, para auxiliar na contratação de serviços de infraestrutura para instalação e compras de catracas, balaústres e serviços de eletricista, até o auxílio na estruturação de processos operacionais.

Além de toda essa consultoria, o escritório de projetos também contribuiu com a expertise adquirida em implantações semelhantes, compartilhando com o cliente as dificuldades e impedimentos que ocorreram em outros projetos, sugerindo a adoção de melhores práticas. Isso foi crucial para que ele pudesse obter a maior eficiência em sua operação e, dessa forma, aproveitar ao máximo a implantação da bilhetagem eletrônica.

Outro exemplo nesse aspecto foi a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica no município de Imperatriz (MA), projeto em que o cliente ainda tinha pouca experiência com as tecnologias. Nós demos um suporte completo ao cliente, explicando mais profundamente como funciona a bilhetagem e tranquilizando-o em relação ao aprendizado da nova tecnologia. Esse atendimento consultivo forneceu a segurança necessária para que o cliente pudesse operar a nova solução de forma autônoma.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Empresa 1 a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.
Brasil