Esta é uma análise do case prático de integração tecnológica na cidade de Sorocaba (SP), uma parceria da Empresa 1 com Cittati e CittaMobi.
O projeto envolve a comunicação entre o sistema de gestão de frota, o aplicativo de informação ao usuário e a bilhetagem eletrônica. Para o cliente final, o principal diferencial é que ele pode, através de um único aplicativo, ter acesso tanto aos roteiros da frota e informações de horário, como à compra de ticket para pagamento direto com o celular, ou até mesmo compra de recarga para os cartões do sistema local.
Falando dessa forma parece simples, mas na verdade se trata de uma grande camada de integração, entre diferentes soluções, com o objetivo de deixar a operação mais eficiente (com menor custo), e ao mesmo tempo promover uma melhor experiência no uso do serviço de transporte público.
Motivadores do projeto
O transporte público de Sorocaba
Alguns dados que podem te ajudar a entender este projeto:
O grande desafio desse projeto foi integrar diferentes soluções, tanto na camada de software, como de hardware, gerando não só valor na ponta (para o cliente final) mas também para todos os envolvidos no processo de gestão (operadores e órgão gestor).
Onde a integração aconteceu:
Resultados
A geração de oportunidades via cruzamento de dados e análises contemplando todos os sistemas envolvidos é outro grande diferencial.
Estão disponíveis hoje para os operadores formas de análise inteligente de dados da operação:
Demanda por Faixa Horária: estudo da demanda de uma determinada linha, alocando os resultados por faixa horária, fornecendo também o I.P.K. da faixa horária (índice de passageiros por quilômetro). Esse indicador é muito utilizado para entender se a linha está operando de maneira eficaz.
Sobe e Desce: projeção de quantidade de passageiros que sobem e descem nos pontos de uma determinada linha, fornecendo o F.R. (Fator de Renovação), indicador da rotatividade de passageiros na linha.
Em 2019 foram mais de 700 mil acessos ao app CittaMobi em Sorocaba. Além da adesão da população a novos serviços, existem outros benefícios que vão além dos números:
Ainda no ritmo de modernização, Sorocaba está implantando o sistema de BRT (Bus Rapid Transit), que representará uma nova era do transporte público da cidade. Todos os veículos contarão com ar condicionado, tomadas USB e internet gratuita com velocidade compatível com uma rede 5G – Sorocaba será a primeira cidade da América Latina a oferece este padrão de conexão. Além de toda tecnologia focada nos passageiros, os ônibus terão um sistema de videomonitoramento, garantindo segurança a bordo.
Aconselhamos também a leitura do artigo: A experiência do cliente no transporte público urbano – afinal, o tema “experiência do cliente” foi base para a evolução do transporte público em Sorocaba, assim como é em outras cidades.