A funcionalidade AVL faz parte do conceito do validador multifuncional, ou hardware “all in one“. Um modelo pensado para viabilizar a gestão da frota de forma mais econômica. Ao destacar as vantagens e o funcionamento de um validador como AVL, queremos encorajar operadores a modernizar e alcançar melhores resultados.
Funcionalidade AVL
A sigla AVL significa Automatic Vehicle Location, ou seja, localização automática de veículos. De forma geral, chamamos de AVL sistemas de posicionamento e comunicação que permitem o conhecimento da posição de um veículo e a realização de operações associadas. Para executar estas funções, o AVL, ou rastreador, é composto por uma antena GPS (Global Positioning System) e um módulo 3G/4G.
Nos modelos tradicionais de gestão de frota, o AVL é instalado no veículo próximo ao motorista, com a antena externa ao ônibus. Neste caso a comunicação de dados é independente de qualquer outro evento dentro do veículo.
Como os validadores multifuncionais já possuem GPS para localização e módulo 3G/4G, estes dispositivos não são mais necessários. Com eles, é possível eliminar equipamento extra dentro do veículo, simplificar a instalação e a manutenção. Ou seja, economia.
Outro fator que viabiliza grande impacto de redução de custos é o compartilhamento do módulo 3G/4G para comunicação de dados. Com apenas um pacote de dados é possível atender a operação da gestão de frota e da bilhetagem eletrônica. Se você ainda não sabe das vantagens dos validadores online para o SBE, assista o webinar “Validadores com comunicação online”.
Integração com o sistema de bilhetagem
Para que o validador opere como AVL é implementado um gateway de comunicação entre o Sigom, sistema de bilhetagem eletrônica da Empresa 1, e o sistema de gestão de frota. O papel do gateway é habilitar a comunicação entre diferentes arquiteturas e ambientes, fazendo a conversão de dados de um para o outro.
A lista abaixo apresenta algumas das informações enviadas pelo validador ao sistema de gestão de frota.
- Evento de posicionamento com a localização do veículo
- Velocidade do veículo
- Abertura / Fechamento de viagem
- Abertura de jornada
- Eventos:
- AVL Pronto
- Bloqueio de cartão
- Botão de pânico
- Catraca 45 graus
- Fechamento de jornada
- Total e tipos de passageiros
- Liga e desliga do validador
- Passagem de cartão usuário
- Evento ponto de motorista
- Evento de recarga
- Troca de sentido de viagem
As configurações da operação do validador como AVL são realizadas no próprio Sigom como: listas de pontos de linhas, pontos de controle, logs, comandos que serão tratados, etc.
Além disso, através do BI, a solução oferece um conjunto de painéis de monitoramento e um conjunto de relatórios com o histórico dos eventos da viagem, áreas de sombra da comunicação móvel 3G/4G, logs, comunicação de pânico, e etc. Todos estes recursos ajudam a deixar a operação mais eficiente e econômica.