Recentemente, o Brasil pulou para a quarta posição em um ranking global que contabiliza transações em tempo real. O motivo? A ascensão do PIX como meio de pagamento preferido da população.
A modalidade também ultrapassou pela primeira vez o boleto bancário na preferência dos brasileiros entre os meios de pagamentos em aplicativos. Hoje, ela é a predileta de 16% das pessoas que realizam pagamentos por dispositivos móveis.
Todas essas estatísticas e dados sobre o comportamento do consumidor brasileiro reforçam uma tendência: o PIX chegou para ficar.
Quais os benefícios do pagamento por PIX no transporte público?
A principal aplicação do PIX no transporte público é para a recarga de cartões de transporte. Para o usuário, o ganho é imenso, já que ele passa a contar com uma alternativa prática para acesso ao serviço. Outra possibilidade, para frotas com validadores habilitados para pagamento com QR Code, é a venda de tickets avulsos, com possiblidade de pagamento com o PIX.
Levando em consideração o alto nível de adesão da população à nova modalidade de pagamento, a inclusão pode também contribuir para que outros públicos passem a adotar o transporte público como meio de locomoção.
Além de beneficiar o cliente, do ponto de vista operacional e de negócios, as principais vantagens de adicionar o PIX como forma de acesso ao crédito do transporte são o recebimento instantâneo dos valores pelo operador e a redução de custo de venda.
Como o PIX é um meio de pagamento totalmente digital, ele ajuda a diminuir as transações em dinheiro — receber e transportar dinheiro em espécie custa caro e agrega risco. Dessa forma, a digitalização da venda de recarga com o PIX, aliada ao baixo custo e liquidez, são benefícios muito relevantes para os operadores de transporte.
Além dos benefícios citados, a adesão ao PIX como meio de pagamento mostra que o sistema de transporte da cidade também está evoluindo com foco na melhoria da experiência do cliente.
Números que qualificam o PIX como uma excelente alternativa para o transporte público
Estes dados são da base de estatísticas do Banco Central e ilustram bem a dimensão do PIX em números:
- mais de 126 milhões de usuários cadastrados até abril/22;
- mais de 438 milhões de chaves cadastradas até abril/22;
- mais de 1,6 bilhão de transações realizadas só em março/22.
Na prática: como Florianópolis adotou o PIX
Há cerca de dois meses, Florianópolis adicionou o PIX como meio de pagamento ao sistema de transporte, tanto para a recarga de cartões quanto para a compra de tickets QR Code digitais. Todas as transações são realizadas pelo aplicativo SI.GO.
A implementação faz parte do projeto de modernização do transporte público da cidade, na parceria entre Empresa 1 e Consórcio Fênix, que conta com um escopo muito amplo de novos recursos e funcionalidades, incluindo a migração da operação para o online.
Incluindo o PIX ao seu mix de meios de pagamento
O PIX pode ser adicionado como um novo meio de pagamento em todas as interfaces de venda da plataforma de bilhetagem da Empresa 1, permitindo a transferência de valor referente aos créditos adquiridos diretamente para a conta do operador, de forma rápida e sem custos financeiros.
E já que estamos falando em possibilidades para a venda do crédito no transporte público, aproveite sua visita em nosso blog e confira uma minipalestra onde apresentamos algumas oportunidades para os operadores dentro desse ambiente de novas soluções digitais. Acesse aqui!