A evolução dos sistemas de bilhetagem tradicionais para plataformas digitais multisserviços abre um mundo de possibilidades que, além de atacar premissas importantes, como a redução de custos e o aumento da eficiência operacional, podem garantir que o cliente final também seja impactado positivamente e consiga perceber a melhoria da qualidade do serviço na prática.
Essa percepção acontece à medida que o passageiro passa a ter acesso a novas funcionalidades, pensadas para deixar o serviço mais flexível, prático e fácil de acessar.
Quando falamos em novas funcionalidades nos referimos à inclusão de novas formas de interação, em diferentes momentos da jornada do usuário: planejamento da viagem, compra de créditos, embarque e pagamento da tarifa e até mesmo no relacionamento e atendimento ao cliente.
A tecnologia tem ajudado a melhorar todas essas experiências. Selecionamos alguns exemplos que estão sendo implantados em cidades brasileiras que operam com a plataforma de bilhetagem digital multisserviços da Empresa 1.
A chegada do PIX nas plataformas de vendas
Nada mais “centrado no usuário” do que dar a ele o poder de escolha: o cliente decide como quer pagar pelo serviço. A alta aceitação do PIX, que em 2021 superou em números absolutos o volume de transações por TED, DOC, boletos e cheques, mostra o potencial deste meio de pagamento para compra de recarga e tickets avulsos no transporte público.
A plataforma Web-serviços (sistema de vendas e atendimento integrado ao Sigom) e o aplicativo SI.GO já receberam esta modalidade que pode agradar a todos por conciliar economia, praticidade de aquisição de créditos e segurança nas transações.
Cadastro online via aplicativo
Foi-se o tempo em que o estudante precisava ir pessoalmente a um posto de atendimento para solicitar o seu cartão. Este processo já pode acontecer de forma segura via aplicativo. O SI.GO permite que os estudantes realizem o seu cadastro e validem suas informações por meio do aplicativo mobile, reduzindo a procura pelos postos de atendimento e, consequentemente, o custo e o tempo na operação de cadastro.
A solução inclui funcionalidades como:
- atualização de cadastro (recadastramento infantil);
- upload de documentos (comprovantes de matrícula e endereço);
- captura de foto;
- agendamento de horário para atendimento.
Controle de matrícula e presença de estudantes
Algumas cidades já têm demandado um processo ainda mais automatizado, que inclua a integração com os sistemas dos órgãos governamentais responsáveis para validação e controle do direito do estudante ao benefício tarifário.
Este nível de integração pode permitir, por exemplo, que a lista de frequência dos alunos matriculados seja atualizada na base mensalmente, liberando ou não o direito de manutenção do benefício.
Várias cidades retomaram em 2021 o investimento na modernização da plataforma de bilhetagem. Cada projeto tem um escopo específico para atender as características daquela operação, mas todos têm um objetivo em comum: deixar o serviço mais atraente para o cliente. E a tecnologia é o caminho que leva para este resultado.
Se você quer saber como a Empresa 1 pode te ajudar a evoluir o seu serviço de transporte, preencha este formulário para receber o contato de um especialista.