Resende | modernização do transporte com foco em digitalização e na experiência do cliente

Quando a Transporte Urbano São Miguel decidiu atualizar o sistema de transporte de Resende, município localizado na região das Agulhas Negras no Rio de Janeiro, as principais demandas eram incluir novos meios de pagamento e gerar mais atratividade para o serviço.

Para dar este passo, investiram na modernização do sistema de bilhetagem junto à Empresa 1 e em parceria com a Mastercard. Como resultado, foi colocado em prática um projeto inovador e diferente de tudo o que já foi implementado em termos de transporte público aqui no Brasil.

Os principais objetivos do projeto

                  • Renovar o sistema de transporte com tecnologias de hardware e software de última geração;
                  • Melhorar a experiência do cliente por meio da digitalização dos meios de pagamento;
                  • Atualizar 100% da frota com validadores online;
                  • Investir na fidelização dos clientes por meio de um marketplace dedicado ao sistema de transporte da cidade.

O projeto de modernização do transporte público em Resende é pioneiro em muitos aspectos, sendo o principal deles a decisão de operar exclusivamente com cartões bancários com conta digital associada, com o EMV como principal meio de validação.

Evolução tecnológica de olho no comportamento do cliente

Uma das percepções dos operadores em relação à população que usa o transporte público na cidade foi a de que grande parte estava insatisfeita com as opções de pagamento da tarifa e recarga do cartão de transporte oferecidas.

O padrão EMV foi escolhido como principal meio de pagamento justamente para dar mais flexibilidade e facilitar o acesso ao serviço. Na prática, o usuário agora pode pagar pela passagem diretamente no validador com os seus cartões de débito e crédito nas bandeiras Europay, MasterCard e Visa — desde sejam habilitados para pagamento sem contato.

A dinâmica de pagamento na catraca também ganhou em agilidade, já que os validadores operando de forma online permitem mais velocidade na comunicação entre cartões e o dispositivo embarcado e no processamento das transações.

Além do EMV, os validadores também aceitam o pagamento com QR Code diretamente no aplicativo — que também é uma conta digital. A integração foi viabilizada por meio de serviços padronizados da plataforma de bilhetagem Empresa 1 utilizando conectores inteligentes. A cada solicitação no aplicativo, uma mensagem é gerada para a plataforma de bilhetagem, que devolve com a autorização do serviço (no caso, o ticket digital QR Code para ser validado no embarque).

Fidelização do cliente por meio da integração com conta digital

A bilhetagem está integrada ao aplicativo, que é uma conta digital de fácil utilização, podendo ter um Cartão Pré-Pago Mastercard vinculado, sem contato e habilitado para pagamento diretamente no validador.

Da mesma forma que acontece com os tickets QR Code, essa integração funciona por meio de conectores inteligentes. De forma segura, a plataforma de bilhetagem Empresa 1 e o aplicativo trocam informações para o processamento das transações EMV.

Além de todas essas novas funcionalidades, a perspectiva é de que os usuários possam consumir produtos e serviços personalizados em sua conta digital — no formato marketplace — e até mesmo promoções exclusivas que sejam desenvolvidas em parceria entre os operadores, a prefeitura e o comércio local.

A estratégia desenvolvida e implementada em Resende é inovadora ao reinventar o relacionamento entre o sistema de transporte público e os usuários e na forma como transforma os caminhos para a fidelização e personalização da experiência.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Empresa 1 a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.
Brasil