Quando a Transporte Urbano São Miguel decidiu atualizar o sistema de transporte de Resende, município localizado na região das Agulhas Negras no Rio de Janeiro, as principais demandas eram incluir novos meios de pagamento e gerar mais atratividade para o serviço.
Para dar este passo, investiram na modernização do sistema de bilhetagem junto à Empresa 1 e em parceria com a Mastercard. Como resultado, foi colocado em prática um projeto inovador e diferente de tudo o que já foi implementado em termos de transporte público aqui no Brasil.
O projeto de modernização do transporte público em Resende é pioneiro em muitos aspectos, sendo o principal deles a decisão de operar exclusivamente com cartões bancários com conta digital associada, com o EMV como principal meio de validação.
Uma das percepções dos operadores em relação à população que usa o transporte público na cidade foi a de que grande parte estava insatisfeita com as opções de pagamento da tarifa e recarga do cartão de transporte oferecidas.
O padrão EMV foi escolhido como principal meio de pagamento justamente para dar mais flexibilidade e facilitar o acesso ao serviço. Na prática, o usuário agora pode pagar pela passagem diretamente no validador com os seus cartões de débito e crédito nas bandeiras Europay, MasterCard e Visa — desde sejam habilitados para pagamento sem contato.
A dinâmica de pagamento na catraca também ganhou em agilidade, já que os validadores operando de forma online permitem mais velocidade na comunicação entre cartões e o dispositivo embarcado e no processamento das transações.
Além do EMV, os validadores também aceitam o pagamento com QR Code diretamente no aplicativo — que também é uma conta digital. A integração foi viabilizada por meio de serviços padronizados da plataforma de bilhetagem Empresa 1 utilizando conectores inteligentes. A cada solicitação no aplicativo, uma mensagem é gerada para a plataforma de bilhetagem, que devolve com a autorização do serviço (no caso, o ticket digital QR Code para ser validado no embarque).
A bilhetagem está integrada ao aplicativo, que é uma conta digital de fácil utilização, podendo ter um Cartão Pré-Pago Mastercard vinculado, sem contato e habilitado para pagamento diretamente no validador.
Da mesma forma que acontece com os tickets QR Code, essa integração funciona por meio de conectores inteligentes. De forma segura, a plataforma de bilhetagem Empresa 1 e o aplicativo trocam informações para o processamento das transações EMV.
Além de todas essas novas funcionalidades, a perspectiva é de que os usuários possam consumir produtos e serviços personalizados em sua conta digital — no formato marketplace — e até mesmo promoções exclusivas que sejam desenvolvidas em parceria entre os operadores, a prefeitura e o comércio local.
A estratégia desenvolvida e implementada em Resende é inovadora ao reinventar o relacionamento entre o sistema de transporte público e os usuários e na forma como transforma os caminhos para a fidelização e personalização da experiência.