Macapá | Integração entre bilhetagem e rede de venda digital de ponta a ponta

A capital do Amapá tem a terceira maior concentração urbana da Amazônia, com 3,5% da população de toda a Região Norte do Brasil, e um transporte público que tem evoluído de forma constante.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), que opera o transporte na cidade e é cliente Empresa 1 a mais de 20 anos, investiu em tecnologia para otimizar as operações e aperfeiçoar o sistema de bilhetagem.

Os principais objetivos do projeto

                  • Atualizar 100% da frota com validadores online;
                  • Melhorar a experiência do cliente por meio da integração entre bilhetagem e rede de venda digital;
                  • Reduzir o dinheiro em espécie embarcado e dar mais flexibilidade para o pagamento da tarifa com introdução do QR Code.

 

Online e com novo meio de pagamento para a população

O processo de modernização do transporte público em Macapá incluiu a atualização de toda a frota para validadores no modelo SPX710, com conexão 4G que permite a comunicação online com o veículo e outros dispositivos embarcados. Uma das grandes vantagens operacionais desse modelo é que ele possibilita o envio de comandos para os veículos tais como: abertura e fechamento de turno e viagem, reset de equipamentos, atualização de tabelas e a coleta dos dados da bilhetagem.

Os novos validadores também contam com a funcionalidade AVL, que permite o envio periódico das informações de posicionamento, velocidade do veículo e demais dados derivados da geolocalização. O validador vai facilitar a gestão da frota e a realização de operações associadas à localização dos veículos sem a necessidade de equipamentos adicionais.

Uma das grandes novidades foi a introdução do pagamento da tarifa via QR Code direto no validador. O objetivo é contribuir para a redução do dinheiro embarcado e dar mais flexibilidade para que o usuário tenha acesso ao crédito do transporte, já que o ticket pode ser emitido em POS e em aplicativos.

Além da modernização da bilhetagem, o sistema de biometria facial para monitoramento de fraudes no cartão de transporte, o Sigom Vision, recebeu uma atualização evolutiva nas 150 câmeras embarcadas.

Bilhetagem integrada à rede de venda digital de ponta a ponta

A integração entre a plataforma de bilhetagem da Empresa 1 e o sistemas de pagamentos da RecargaPay em Macapá é feita por meio de APIs, que permitem a troca de informações básicas e não sensíveis para garantir a operação de ponta a ponta, ou seja, desde o pagamento pelo usuário até o recebimento do crédito pelo operador.

Para a gestão do transporte da cidade, alguns dos principais benefícios desse modelo são:

  • expansão da venda do crédito sem investimentos altos;
  • aumento do uso do cartão de transporte;
  • diminuição do dinheiro embarcado.

Mais atratividade e comodidade para o usuário

Para o usuário, fazer a recarga do crédito ficou bem mais simples. Basicamente, ele baixa gratuitamente o aplicativo nas lojas do Google Play ou Apple Store, faz um cadastro rápido e em seguida insere o número do cartão de transporte que deseja recarregar — esse cartão, inclusive, já fica gravado no aplicativo facilitando ainda mais o processo para compras futuras.

“Lançamos o no nosso app na cidade em setembro de 2020 com uma proposta de divulgação direcionada aos usuários que demandavam por um serviço de recarga do cartão de transporte sem sair de casa. Hoje, a operação cresce cada dia mais e enxergamos muitas oportunidades de expansão”. (Rafael Lagos, Gestor de Transportes na RecargaPay)

A partir daí, ele escolhe o valor da recarga e uma das diversas formas de pagamento possíveis — desde transferência via PIX no próprio aplicativo, por exemplo, até cartão de crédito e débito ou ainda com micro empréstimos disponíveis na carteira digital.

A possibilidade de fazer as compras dos créditos de transporte sem sair de casa, sem enfrentar filas, sem custo adicional e ainda ganhando cashback (dinheiro que volta para a carteira a partir de uma compra), trouxe uma experiência mais positiva para o usuário e maior confiança para a retomada das atividades rotineiras utilizando do transporte público.

A adesão ao serviço vem crescendo dia a dia, de forma significativa, à medida que a população vem conhecendo a disponibilidade e utilizando o aplicativo para recarga do cartão de transporte.

Com os validadores embarcados passando a operar de forma online, a expectativa é de que os serviços de pagamento digital ganhem ainda mais atratividade, já que o crédito de transporte ficará disponível para o usuário em poucos minutos após a compra, não sendo necessário aguardar o dia seguinte.

A construção de soluções inovadoras e adaptadas à realidade de cada município, por meio de parcerias como a deste projeto em Macapá com a RecargaPay, faz parte do propósito da Empresa 1, que acredita na transformação da mobilidade apoiada pela tecnologia.

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