A integração entre bilhetagem e rede de venda digital em Macapá

Recentemente, Macapá avançou no processo de modernização do transporte público.  O Setap, gestor do sistema de transporte da cidade, investiu em tecnologia, por meio da parceria com a Empresa 1, para evoluir o sistema de bilhetagem e melhorar a entrega do serviço para a população.

Mas, mesmo antes de iniciar esse processo de atualização, o sistema passou a contar com um serviço muito útil para o usuário. Desde o ano passado, a plataforma de bilhetagem está integrada aos sistemas de pagamentos digitais da RecargaPay para venda do crédito.

Integração entre bilhetagem e rede de venda digital de ponta a ponta

A integração entre a plataforma de bilhetagem da Empresa 1 e o sistemas de pagamentos da RecargaPay em Macapá é feita por meio de APIs, que permitem a troca de informações básicas e não sensíveis para garantir a operação de ponta a ponta, ou seja, desde o pagamento pelo usuário até o recebimento do crédito pelo operador.

Para a gestão do transporte da cidade, os benefícios do novo modelo de venda são muitos: desde a expansão da venda do crédito sem investimentos altos, passando pelo aumento do uso do cartão de transporte, até a diminuição do dinheiro embarcado.

Mais atratividade e comodidade para o usuário

Para o usuário, fazer a recarga do crédito ficou bem mais simples. Basicamente, ele baixa gratuitamente o aplicativo nas lojas do Google Play ou Apple Store, faz um cadastro rápido e em seguida insere o número do cartão de transporte que deseja recarregar — esse cartão, inclusive, já fica gravado no aplicativo facilitando ainda mais o processo para compras futuras.

A partir daí, ele escolhe o valor da recarga e uma das diversas formas de pagamento possíveis — desde transferência via PIX no próprio aplicativo, por exemplo, até cartão de crédito e débito ou ainda com micro empréstimos disponíveis na carteira digital.

A possibilidade de fazer as compras dos créditos de transporte sem sair de casa, sem enfrentar filas, sem custo adicional e ainda ganhando cashback (dinheiro que volta para a carteira a partir de uma compra), trouxe uma experiência mais positiva para o usuário e maior confiança para a retomada das atividades rotineiras utilizando do transporte público.

A adesão ao serviço vem crescendo dia a dia, de forma significativa, à medida que a população vem conhecendo a disponibilidade e utilizando o aplicativo para recarga do cartão de transporte.

Validadores online darão mais agilidade à recarga digital

Com a modernização do sistema de transportes da cidade, os validadores embarcados passarão a operar de forma online, o que trará ainda mais atratividade para os serviços de pagamento da RecargaPay, pois o crédito de transporte ficará disponível para o usuário em poucos minutos após a compra, não sendo necessário aguardar o dia seguinte.

A construção de soluções inovadoras e adaptadas à realidade de cada município, por meio de parcerias como a deste projeto em Macapá com a RecargaPay, faz parte do propósito da Empresa 1, que acredita na transformação da mobilidade apoiada pela tecnologia.

Conheça o escopo do projeto de modernização de Macapá. Visite o blog da Empresa 1.

 

Este artigo também foi publicado no Diário do Transporte.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Empresa 1 a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.
Brasil