Fortaleza: Controle de fraudes no bilhete único » Empresa 1

Cases

Fortaleza: Controle de fraudes no bilhete único

fortaleza

PIONEIRISMOS

Em 2013 os usuários do sistema do transporte público de ônibus de Fortaleza passaram a contar com o benefício do Bilhete Único (BU For), que permite deslocamento do passageiro, fora dos terminais de integração, por qualquer distância, no período de duas horas, pagando apenas o valor de uma passagem.

Como o BU For é pessoal e intransferível, o Sindiônibus implantou o SIGOM VISION para detecção e prevenção de fraudes. Comparando a foto do usuário no momento da utilização do BU com a imagem do banco de cadastro, o sistema permitirá a coibição da comercialização informal de cartões com tarifas mais baratas, também conhecido como golpe da janelinha.

O sistema de reconhecimento facial já é utilizado em outras cidades para detectar fraudes com cartões de benefícios para idosos e estudantes, e foi implantado pela primeira vez no país para controlar o bilhete único.

NÚMEROS DE UM GRANDE PROJETO

Cerca de um milhão de passageiros utilizam o transporte público em Fortaleza diariamente. No total, estão ativos na cidade dois milhões e 390 mil cartões, sendo 220 mil de bilhete único (BU For) e 210 mil de gratuidades.  A expectativa é incrementar o volume de usuários de BU e chegar a monitorar mais de 350 mil cartões.

VISÃO

A entidade já analisava o sistema pensando no controle dos benefícios vigentes, como gratuidade de idosos. “Quando a Prefeitura anunciou a implantação do Bilhete Único Fortaleza, a perspectiva de perdas inestimáveis de receita por fraude nos fez buscar alternativas para manter um controle mínimo de receitas, de maneira que as perdas fossem administráveis. Tivemos a ideia de utilizar o SIGOM VISION® para controle do BU For e buscamos a Empresa1. Apresentamos o projeto à Prefeitura, explicando que o nosso Bilhete Único seria vanguardista nesse sentido, pois se apresenta como pioneiro no país, sem nenhuma espécie de restrição de uso”.  Dimas Barreira, presidente do Sindicado das Empresas de Transporte de Passageiros de Fortaleza (Sindiônibus)


mais cases